Acreditar ou não?

Dois amigos equipados de estranhos figurinos falam-nos dos sonhos que perderam com a idade, dos que ainda mantêm apesar das dificuldades, dos seus arrependimentos e das pequenas vergonhas que os fazem rir ou corar. Entramos no mundo deles, tentam passar-nos para o nosso, e no final: um obrigado.




Tal como diz o autor da peça, Vicente Alves do Ó, o texto é bastante fácil e exige pouco de quem está em palco, o que muitas vezes se torna mais difícil para os actores, podem ter tendência a encher os espaços que deviam permanecer vazios e esquecer que menos, é mais.

Neste caso, isso é sobretudo visível na interpretação de Márcia Cardoso que não consegue conter algumas onomatopeias, interjeições ou revirar de olhos que lhe vão sujando a personagem. No entanto, há que sublinhar a beleza e potência da voz e a clareza na dicção da actriz, que termina muitas vezes em gargalhada desconcertante.
O actor Ricardo Barbosa tem uma postura mais firme, mais assertiva, dá mais calma às cenas, tendo ele e dando-nos a nós mais tempo de reacção.

A encenação também não parece ajudar os actores, deixa-os "à solta" em cena, o que por vezes se torna distractivo para o público.

Quanto à mensagem, é transmitida de forma simples apesar de tocar questões pertinentes.
Lá porque crescemos, não devemos esquecer o que nos faz sonhar e não devemos deixar que a realidade do consumo nos afaste dos nossos ideais. Não devemos adormecer na vida, mas continuar sempre a questionar, a procurar aquilo que verdadeiramente nos toca.
Neste caso, agradecem-nos por termos ido ao teatro, por ainda resistirmos ao apagão da cultura, por sonharmos, com eles.
Enquanto público, agradeço qualquer momento que faça sonhar, esquecer a realidade ou levar com ela, mas para a magia acontecer é preciso exigência, dos dois lados do palco. Não aconteceu.


Se não acreditamos naquilo que acreditávamos na infância, se o que nos distingue dos animais é a imaginação e mesmo assim decidimos esmagá-la com a realidade, então o que é que nos move?



0 comentários:

Enviar um comentário

 

Meet The Author

Rita Branco Jardim é actriz de formação e escritora de inspiração. Começando pelos diários adolescentes e pelos embaraçosos concursos de escola, foi crescendo enquanto escrevia poesia, prosa poética e pequenas peças de teatro. Autora de blogs pessoais e culturais, criou o Sobre as Cenas, inicialmente apenas ligado à crítica de teatro mas que quer agora estar mais aberto a outro tipo de textos: os avulsos. Neste momento, escreve no Sobre as Cenas sobre teatro e o que mais lhe der na real gana. Bem-vindos ao Sobre as Cenas!